Novo Sistema de Monitoramento contará com computador de bordo em todos os veículos

O edital de licitação do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop) foi publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 14 de junho. O processo licitatório é uma concorrência internacional, com valor estimado de R$ 53,7 milhões, a ser investido em cinco anos. A meta é finalizar a licitação em 90 dias.

Essa ferramenta, diferente da lançada no passado e que foi suspensa devido ao descumprimento do prazo por parte da empresa vencedora da licitação, é mais moderna e deixa de ser um sistema de gestão de frota para ser um sistema de gestão de operação de transporte.

Essa é a primeira licitação pública realizada com esta abrangência no Brasil. Com a nova ferramenta, as 26 mil viagens diárias realizadas na Região Metropolitana do Recife terão melhoras na eficiência da programação horária, na saída e no retorno aos terminais, além da efetiva regulação ao longo da viagem. Tudo será realizado em sintonia entre o motorista, o Centro de Controle na garagem das operadoras e o Centro de Monitoramento, localizado no Grande Recife Consórcio de Transporte.

Um importante diferencial da proposta de licitação atual é a implantação de computadores de bordo em toda a frota do Sistema. O equipamento permitirá que o motorista se cadastre dentro da garagem de sua empresa com informações como o número de ordem do ônibus, o número da linha, a matrícula do operador e o início da viagem. Essas informações serão repassadas para o Centro de Monitoramento da Operação, permitindo que os fiscais possam saber se o coletivo está parado no trânsito ou se a linha está operando dentro do programado. O não cumprimento da viagem vai recair, diretamente, na remuneração do operador.


 

SECRETARIA DAS CIDADES | Rua Gervásio Pires, 399, Boa Vista, Recife-PE, CEP 50.050-070 | Fone: (81) 3181-3319 | Fax: (81) 3181-3335 | www.cidades.pe.gov.br
Consórcio Grande Recife Detran Cehab